19/11/2007

Leituras que inspiram, ajuda e transformam

Gosto demasiadamente de ler, costumo dizer que leio até bula de remedio, quando leio eu me sinto leve e navegante a leitura não so instrui ela nos engrandece e consequentemente muda nossas vidas e nos torna muito melhor. Algumas dessas leituras eu selecionei porque elas são de muita sabedoria.

FAXINA NA ALMA – CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e o mais importante, acreditar em você de novo.

Sofreu muito neste período? Foi APRENDIZADO.Chorou muito? FOI LIMPEZA DA ALMA. Ficou com raiva das pessoas? Foi para PERDOÁ-LAS um dia.

Sentiu-se só por diversas vezes? É porque FECHASTE a porta até para os anjos. Acreditou que tudo estava perdido? Era o INICIO da tua melhora.

Pois é...agora é hora de reiniciar, de pensar na luz, de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Um corte de cabelo arrojado, diferente? Um novo curso ou aquele velho desejo de aprender; pintar, desenhar, dominar o computador ou qualquer outra coisa. Olha quanto desafio, quanta coisa nova nesse mundão de meu DEUS te esperando.

Está se sentindo sozinho? BESTEIRA... Tem tanta gente que você afastou com seu “período de isolamento”. Tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu, para CHEGAR perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos, ficamos HORRÍVEIS, o mau humor vai comendo nosso fígado, até a boca fica amarga.

Recomeçar. HOJE é um dia bom, dia para novos desafios. Onde você quer chegar? IR ALTO, SONHE ALTO. Queira o melhor do melhor. Queira coisas boas para a vida. Pensando assim trazemos para nós, aquilo que desejamos... Se pensarmos pequeno, coisas pequenas teremos. Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida.

É hoje o dia da FAXINA MENTAL. Joga fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes; FOTOS, PEÇAS DE ROUPA, PAPEL DE BALA, INGRESSOS DE CINEMA, BILHETES DE VIAGENS, e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos APAIXONADOS...jogue tudo fora.

Mas, principalmente, esvazie seu coração, fique pronto para a vida, para um novo AMOR! Lembre-se, somos APAIXONÁVEIS, somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes. Afinal de contas, nos somos o “AMOR”. Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.

***************************

QUANDO ME AMEI DE VERDADE

Quando me amei de verdade,

compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.

E, então, pude relaxar.

Hoje sei que isso tem nome ... Auto-estima.

Quando me amei de verdade,

pude perceber que a minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra as minhas verdades.

Hoje sei que isso é ... Autenticidade.

Quando me amei de verdade,

parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo que acontece contribui para o meu crescimento.

Hoje chamo isso de ... Amadurecimento.

Quando me amei de verdade,

comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou que a pessoa não está preparada. Inclusive eu mesmo.

Hoje sei que o nome disso é ... Respeito.

Quando me amei de verdade,

comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início, minha razão chamou essa atitude de egoísmo.

Hoje sei que se chama ...

Amor-próprio.

Quando me amei de verdade,

deixei de temer meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.

Hoje sei que isso é ... Simplicidade.

Quando me amei de verdade,

desisti de ter sempre razão e, com isso, errei muito menos vezes.

Descobri a ...

Humildade.

Quando me amei de verdade,

desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez.

Isso é ...

Plenitude.

Quando me amei de verdade,

percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando eu a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.

Isso é ...

Saber viver.

****************************

ERGA-SE

Sabe aquele momento que a gente pensa que chegou no limite das próprias forças

e que não vai mais conseguir avançar?

Quando não contemos as lágrimas (e nem devemos!) e tudo parece um grande vazio...

Esse momento que, não importa a nossa idade, pensamos que já é o fim...

e um desânimo enorme toma conta da gente...

Esse momento, ao contrário do que parece, é justamente o ponto de partida!!!

Se chegamos a um estado em que não avançamos mais, é que devemos

provavelmente tomar uma outra direção.

Quando chegamos a esse ponto de tal insatisfação é sinal de que alguma coisa deve ser feita.

Não espere que os outros construam pra você, planeje e faça!

Você é responsável pelos próprios sonhos e pela realização destes.

Nas obras da vida não precisamos de arquitetos para planejar por nós.

Com um pouco de imaginação e um muito de boa vontade podemos reconstruir sozinhos

a casa que vamos morar e o futuro que nos oferecemos.

É humano se sentir fragilizado às vezes e mesmo necessário para que tenhamos

consciência que não somos infalíveis, não somos super-heróis, mas seria desumano

parar por aí. E injusto. Para os outros, mas principalmente para consigo mesmo.

Recomeçar é a palavra! Recomeçar cada vez, a cada queda, a cada fim de uma estrada!

Insistir!...

Se alguém te feriu, cure-se!

Se te derrubaram, levante-se!

Se te odeiam, ame!

Erga-se! Erga a cabeça!

Olhando pra baixo só podemos ver os próprios pés.

É preciso olhar pra frente.

Plante uma árvore, faça um gesto gentil,

tenha um atitude positiva.

É sempre possível fazer alguma coisa!

Não culpe os outros pelas próprias desilusões,

pelos próprios fracassos.

Se somos nossos próprios donos

para as nossas vitórias,

por que não seríamos para as nossas derrotas?

Onde errou, não erre mais!

Onde caiu, não caia mais!

Se você já passou por determinado caminho,

deve ter aprendido a evitar certas armadilhas.

Então, siga!

Não se esqueça de uma grande promessa

feita na Bíblia:

"Esforça-te e eu te ajudarei.”

**************************************************

ESCUTE SUA ALMA

A coisa mais difícil para as pessoas fazerem é escutarem suas próprias almas. Escutem suas Almas. Aprenda qual é o desejo da Alma, e o escute. O que a Alma busca é....a mais sublime percepção de amor que você possa imaginar. Você condena-se por querer dar risada, por querer chorar, por vencer, por perder, por querer experienciar amor e alegria e você julga-se principalmente por isso. De alguma maneira você deparara-se com a idéia de que negar-se prazer é Divino. A Negação, Vocês afirmaram durante toda as suas vidas que vocês são maus. Não apenas que vocês são maus, mas que as coisas que vocês querem são ruins. Sexo é ruim. Dinheiro é ruim. Alegria é ruim. Poder é ruim. E ter muito é ruim. Contudo se eu apenas dissesse que vocês são nascidos de Deus, que são Deuses e Deusas de nascimento, são puro amor. Pois não estou falando apenas com você, mas com qualquer pessoa que esteja escutando essas palavras. Para cada uma delas Eu estou falando agora. Eu sei quem cada uma delas é, Eu sei agora quem irá achar seu caminho até essas palavras.E Eu sei que, assim como minhas outras mensagens, alguns serao capazes de ouvir, alguns serao capazes apenas de escutar, alguns ouvirão nada. Minha promessa pra você é de sempre dar-lhe o que pede.Sua promessa... é pedir. Vocês são capazes de aceitar o Seu Filho, cria de Deus ter sido feito à Sua semelhança, mas recuam em serem chamados de Seus Iguais. Isto é bom demais para aceitar, é muita grandeza, é muito maravilhoso, é muita responsabilidade. Por serem iguais a Deus, isto significa que nada tem sido feito para vocês, e sim que todas as coisas são criadas por vocês. Não pode haver mais vítimas, não pode haver mais vilões, somente conseqüências de seus pensamentos. Vocês são três partes de um Todo. Pensamento- palavra - coneccao Corpo, Mente e Espírito. Energia, Matéria e Antimatéria. Mente, Coração e Alma. Passado, Presente e Futuro. O Eu, o Ego e o Super Ego. ISSO QUE VOCE É, EU SOU.

**********************

Amor

"Quando o amor vos fizer sinal, segui-o; ainda que os seus caminhos sejam duros e difíceis. E quando as suas asas vos envolverem, entregai-vos; ainda que a espada escondida na sua plumagem vos possa ferir.

E quando vos falar, acreditai nele; apesar de a sua voz poder quebrar os vossos sonhos como o vento norte ao sacudir os jardins. Porque assim como o vosso amor vos engrandece, também deve crucificar-vos E assim como se eleva à vossa altura e acaricia os ramos mais frágeis que tremem ao sol, também penetrará até às raízes sacudindo o seu apego à terra...."

"...Então entrega-vos ao seu fogo, para poderdes ser o pão sagrado no festim de Deus. Tudo isto vos fará o amor, para poderdes conhecer os segredos do vosso coração, e por este conhecimento vos tornardes o coração da Vida. Mas, se no vosso medo, buscais apenas a paz do amor, o prazer do amor, então mais vale cobrir a nudez e sair do campo do amor, a caminho do mundo sem estações, onde podereis rir, mas nunca todos os vossos risos, e chorar, mas nunca todas as vossas lágrimas. O amor só dá de si mesmo, e só recebe de si mesmo. O amor não possui nem quer ser possuído. Porque o amor basta ao amor..."

(K Gibran)

***************************

Entre as colinas, quando vos sentardes à sombra fresca dos álamos brancos, partilhando da paz e da serenidade dos campos e dos prados distantes, então que vosso coração diga em silêncio: "Deus repousa na Razão".

E quando bramir a tempestade, e o vento poderoso sacudir a floresta, e o trovão e o relâmpago proclamarem a majestade do céu, então que vosso coração diga com temor e respeito: "Deus age na Paixão".

E já que sois um sopro na esfera de Deus e uma folha na floresta de Deus, também devereis descansar na razão e agir na paixão.

(K Gibran)

************************

Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta. De sol quando acorda. De flor quando ri. Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda. Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça. Lambuzando o queixo de sorvete. Melando os dedos com algodão doce da cor mais doce que tem pra escolher. O tempo é outro. E a vida fica com a cara que ela tem de verdade, mas que a gente desaprende de ver. Tem gente que tem cheiro de colo de Deus. De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul. Ao lado delas, a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis. Ao lado delas, a gente se sente chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo. Sonhando a maior tolice do mundo com o gozo de quem não liga pra isso. Ao lado delas, pode ser abril, mas parece manhã de Natal do tempo em que a gente acordava e encontrava o presente do Papai Noel. Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu e daquelas que conseguimos acender na Terra. Ao lado delas, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza. Ao lado delas, a gente se sente visitando um lugar feito de alegria. Recebendo um buquê de carinhos. Abraçando um filhote de urso panda. Tocando com os olhos os olhos da paz. Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração. Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa. Do brinquedo que a gente não largava. Do acalanto que o silêncio canta. De passeio no jardim. Ao lado delas, a gente percebe que a sensualidade é um perfume que vem de dentro e que a atração que realmente nos move não passa só pelo corpo. Corre em outras veias. Pulsa em outro lugar. Ao lado delas, a gente lembra que no instante em que rimos Deus está conosco , juntinho ao nosso lado. E a gente ri grande que nem menino arteiro. Tem gente como você que nem percebe como tem a alma perfumada! e que esse perfume é dom de Deus

Carlos Drummond de Andrade

Nenhum comentário: